sábado, 28 de maio de 2011

TORTA DE MAÇÃ - APPLE PIE




Fonte: http://www.chocolatria.com/2009/02/apple-pie.html




2 xicaras de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de açúcar refinado
150 g de manteiga cortada em cubinhos - usei sem sal
3 a 4 colheres (sopa) de água gelada - pra dar pra misturar



Minha farinha de trigo deu exatamente 2 x;icaras e acabou... eu usaria um pouco mais se tivesse, porque a massa ficou bem gordurosa por causa da manteiga, mas fiz mesmo assim...


a manteiga estava na geladeira beeem gelada - no inverno aqui a geladeira quase congela - então botei 30 segundos no microondas, no meu caso o suficiente pra ela ficar "a la temperatura ambiente", boa de manejar


misturei tudo e deixei dentro dum saco plástico por meia hora na geladeira... só pra gelar mesmo porque diferença na massa não vi


fui pegando a massa em pedacinhos e pressionando com o dedo na travessa até preencher o fundo e os lados


aí fui fazer o recheio com as maçãs


RECHEIO DE MAÇÃS


- com uma panela na frente da forma com a massa fui picando bem pequenininhos os pedaços de maçãs até que no olho eu visse que são o suficiente pra preencher a travessa toda


- completei de água até cobrir as maçãs
- coloquei canela a gosto - eu não gosto quando fica muito forte então só salpiquei por cima das maçãs o quanto eu achasse que tava bom
- botei um pouco de açúcar. como também não quero muito doce só o bastante pra no olho dar só uma adocicadinha e quebrar o sabor forte da canela


botei em fogo alto até ferver e deixei em fogo baixo até que, com a espátula de silicone eu conseguisse cortá-las (ponto de maciez) sempre misturando de vez em quando


retirei só as maças com um pouquinho de calda só e botei em outro recipiente frio pra esfriar enquanto eu preparei o outro recheio


RECHEIO DE CREME


- coloquei numa panela
- 3 xícara de leite
- 1 xícara de açucar
- 1 gema
- um pouquinho de essência de baunilha
- amido de milho até que engrosse


vai misturando no fogo alto com fouet pra não empelotar até engrossar e tiver homogêneo


cubra a massa base da travessa com o creme
e por cima coloque as maçãs sem o caldo
feche com a massa do jeito que achar melhor
leve ao forno mínimo até dourar a massa



















Nenhum comentário:

Postar um comentário