sábado, 11 de junho de 2011

FOLHADO DE MAÇA E CREME DE CONFEITEIRO

FONTE: mix de várias receitas adicionados ao meu dedinho

MELHORAS - quase nao deu pra sentir o gosto da massa folhada, que era o que eu tava com vontade...muito recheio... da próxima fazer porções individuais
o creme não ficou muito bom. Ficou sem gosto, bem sem graça mesmo....Acho que porque eu usei menos gemas do que devia - em todas as receitas que achei iam bastantes gemas pras quantidades. Mas o ovo acabou e eu só tinha um mesmo....foi com o que deu. fica pra próxima

INGREDIENTES
4 maçãs descascadas e picadas em pequenos pedaços com faca mesmo
coloca numa panela e cobre com água, açúcar e canela pra dar gosto, então pra essa quantidade tem que ser bastante
deixa ferver, mexendo de vez em quando até as maçãs estarem macias ao corte,
separe as maçãs do caldo, deixa elas esfriarem e o caldo reserva pra usar na massa

numa panela coloca
1 gema,
1 xícara de leite,
1/2 xícara de água,
1 colher de chá de baunilha,
4 colheres de açúcar
leva ao fogo e vai mexendo e acrescentando amido de milho até engrossar no ponto de um mingau
deixe esfriar

numa travessa unte com margarina
distribua massa folhada fresca em retângulos uma ao lado da outra, sobrepondo as pontas pra que ela não se abra
lembre de colocar as massar um pouco acima da borda pois elas vão cobrir a camada de recheio
vai molhando a massa com o caldo da maça pra ir colando uma na outra
preenchido todo o fundo da travessa coloque todo o creme e as maçãs por cima
pra mim sobrou só uma fatia de massa então tive que improvisar

a idéia era fechar com outra camada sobre o recheio. como não sobrou muita massa, fui pegando as bordas e puxando pra cobrir o máximo do recheio que desse, só não deixe a massa romper

vai sobrar um buraquinho no meio. ele cobri com a única fatia que sobrou da massa

molhei mais um pouco da massa por cima e levei ao forno baixo até dourar
o forno que eu usei dourou só a parte de baixo, tive que virar depois de meia hora pra dourar o outro lado.








Nenhum comentário:

Postar um comentário